Carregando Post...

Povos indígenas do Brasil e o Resgate Cultural

Os povos indígenas habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus, no final do século XV. Existe uma grande variedade de povos indígenas brasileiros, e a população, segundo critérios do Censo de 2010, é de aproximadamente 817 mil.

No contexto brasileiro, as evidências mais efetivas apontam que a presença humana remonta há 12 mil anos. No entanto, uma descoberta desafia os cientistas. Existem vestígios arqueológicos que apontam a possibilidade de tribos na região do atual Piauí há cerca de 43 mil anos.


O Genocídio

Desde a colonização européia, povos indígenas no Brasil têm sofrido com inúmeras perseguições, ataques e doenças que contribuem para o seu extermínio.

Segundo a Funai, a população indígena no Brasil, em 1500, equivalia a aproximadamente 3 milhões de indivíduos dos quais cerca de 2 milhões se encotnravam no litoral. Por volta de 1650, esse número foi reduzido para 700 mil, e em 1957 alcançou 70 mil, número mais baixo registrado.


A importância do resgate cultural

Segundo Hannah Cacy, indígena da tribo Potiguara, "A migração do seu povo para os centros urbanos é importante para espalhar suas tradições. É preciso ter muita fé e esperança para superar todas as dificuldades para manter nossa cultura viva"

Comentários

Deixe um Comentário


Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(21) 98284-0476

Email

contato@animebrasil.com.br

Localização

RJ - Brasil