Carregando Post...

O Lobisomem

O lobisomem ou licantropo é um ser lendário com base na mitologia grega e nas referências citadas em trabalhos de estudiosos como Herótodo, Pausânias e Plínio, o Velho. Na mitologia, podemos observar o conto do Rei Licaão da Arcádia, que ofereceu vísceras cozidas do próprio filho a Zeus. Como repudio, Zeus o transformou num lobisomem. Assim nasceu o termo “licantropia” (habilidade mágica de se transformar em lobo).

Lobisomem no Brasil

Essa lenda ganhou forma e popularidade na Europa do século XIV e chegou ao Brasil somente no século XVI através dos colonos portugueses. Em algumas regiões brasileiras como o sertão, a lenda diz que um lobisomem é o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos. Já em outras partes do território nacional, o lobisomem só volta a forma humana após visitam sete cemitérios.

A condenação do lobisomem

Na Idade Média, da mesma forma que as bruxas, acusados de licantropia foram julgados pela Igreja. Essas acusações em geral se pautavam em magia negra, canibalismo, incesto, abuso sexual e profanação de túmulos.

Lobisomem existe?

Sim, porém de certa forma. O termo licantropia também designa uma doença muito rara, com aproximadamente 30 casos registrados até o hoje. O paciente que possui esse transtorno psiquiátrico acredita ser um lobo ou outro animal. Os portadores desse problema chegar a rosnar, uivar, grunhir e andar de quatro.

Comentários

Deixe um Comentário


Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(21) 98284-0476

Email

contato@animebrasil.com.br

Localização

RJ - Brasil