Carregando Post...

O Gato está vivo ou morto? Está os dois :(

A Interpretação de Compenhague é a interpretação mais famosa da Mecânica Quântica e foi desenvolvida por Neils Bohr e Werner Heisenberg em 1927. Apesar de a genialidade por trás do conceito, muitos físicos e filósofos renomados têm criticado a Interpretação de Copenhague, com base no fato de propor que a realidade é criada por um processo de observação não físico.

A experiência mental do Gato de Schorödinger foi proposta para ilustrar a Interpretação de Copenhague. Nesse experimento, o teórico Schorödinger colocou seu gato em uma caixa, junto com uma quantidade de material radioativo e um contador Geiger (dispositivo usado para detectar radiação). Quando o dispositivo detectasse qualquer decaimento do material radioativo, acionaria um martelo que romperia um frasco com ácido cianídrico, causando a morte do gato.

Para evitar qualquer dúvida sobre o que acontecera com o gato, o experimento teve seu tempo de duração estipulado em torno de uma hora, tempo necessário para o material radioativo decair um pouco, mas também curto para que nada ocorresse. Durante esse período, o gato preso na caixa passaria a existir em estado indeterminado (pois não há como saber se estava vivo ou morto). Se  uma função da física quântica fosse elaborada para descrever a situação, o gato estaria 50% vivo e 50% morto.

Schorödinger nasceu na Áustria em 1887, e tornou-se uma das figuras mais importantes para a mecânica quântica. A aclamada hipótese do gato vivo e morto foi lançada em 1935, dois anos após ele ter conquistado o Nobel de Física juntamente com Paul Dirac.

1 Comentários

  • ...
    Vick
    16/08/2019

    Que interessante, irei compartilhar com meu amigos !!

Deixe um Comentário


Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(21) 98284-0476

Email

contato@animebrasil.com.br

Localização

RJ - Brasil