Carregando Post...

I7 até 4.0 GHz. Será mesmo? Conheça a tecnologia dos chips!

Saiba o que é e como atua a tecnologia que chama a atenção na hora de comprar seu PC gamer e que pode deixar o processador do PC mais rápido ou mais lento :(

Na realidade, os processadores não precisam atingir seu maior desempenho durante toda sessão do usuário.Mantê-lo operando sempre na capacidade máxima gera maior gasto de energia e pode aquecer o chip.


A partir desse princípio, os desenvolvedores e engenheiros perceberam que era interessante fazer com que o suprimento de energia oscilasse – regulando o ritmo das CPUs de acordo com a necessidade e, consequentemente, diminuindo o calor, consumo e ruído. A evolução tecnológica também levou ao processo inverso: se é possível desacelerar os chips, aumentar as velocidades em determinados casos. Vale ressaltar que o mesmo processo também ocorre nas placas de vídeo de Nvidia e AMD, bem como em processadores de smartphones.

Cuidado na hora de comprar!

Nas descrições de processadores que oferecem o modo turbo, o consumidor sempre encontra dados referentes a essas velocidades. O Intel Core i7 8550U, é um ótimo exemplo: esse quad-core tem velocidade base de 1.8 GHz e pode alcançar  4.0 GHz no modo turbo.

Isso nos diz  que a velocidade padrão da CPU é 1.8 GHz. Nessa faixa de frequência, o i7 8550U pode acionar todos os seus quatro núcleos e deixá-los rodando indefinidamente: o consumo será estável e não haverá superaquecimento. A velocidade base é o melhor padrão possível de operação da CPU e representa sua principal especificação de velocidade.


O turbo, por sua vez, pode levar o i7 8550U a 4,0 GHz durante um pequeno período em que apenas um ou dois núcleos são colocados em operação máxima. Depois de alguns instantes, com o aumento da temperatura, o processador desacelera e volta ao padrão com a velocidade base.


Em resumo!


O turbo em processadores transmite a impressão de que uma CPU, usando essa característica, terá um ganho de performance absurdo. Isso não necessariamente acontece na realidade: como vimos, o acionamento do boost está diretamente ligado ao consumo e à produção de calor, funcionando por pequenos intervalos de tempo para situações específicas.



Comentários

Deixe um Comentário


Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(21) 9895-50356

Email

contato@animebrasil.com.br

Localização

RJ - Brasil