As Bruxas

O Dias das Bruxas está chegando e Anime Brasil não poderia ficar de fora e deixar de tocar no assunto. A partir de hoje, iniciaremos uma série de matérias com o tema Hallowen. Vamos abordar os principais contos, mitos e lendas do nosso querido mês do terror.
A bruxa geralmente é representada como uma mulher velha, com nariz grande e manipuladora de Magia Negra. Mas o que há por trás desse personagem que dá nome a uma festividade no mês de outubro?
Origens
A palavra bruxa vem do verbo italiano “bruciare”, que significa queimar. Apesar da real ligação com a magia, a verdadeira fonte de poder das bruxas era o controle dos elementos da natureza. Acusadas de utilizarem feitiços para conseguir atingir seus objetivos ou utilizarem forças sobrenaturais. Durante muitos anos, foram perseguidas e queimadas em fogueiras sob acusação de práticas satânicas ou contato com demônios. Em torno do século XIV, a Igreja exerceu muita influência na sociedade e doutrinava seus seguidores a exorcizarem seus demônios, intensificando a caçada por mulheres consideradas bruxas.
A Caçada
Na idade média, o título de bruxa foi atribuído a todas as mulheres que utilizavam a natureza com fins medicinais. Outro modo comum para identificar bruxas eram marcas ou sinais de nascença. Uma lenda muito antiga cita o sal e o aço como instrumentos capazes de enfraquecer os poderes das mesmas.
-1428: acontece o primeiro julgamento coletivo das mulheres que foram aprisionadas sob acusação de bruxaria.
-1486/1487: o famoso livro Malleus Maleficarum publicado pelos dominicanos é visto como manual de caça aos hereges.
-1692: em Salen nos Estados Unidos, 150 mulheres acusadas de bruxaria. Dezenove foram enforcadas após o julgamento.
-1965: fim da “Santa Inquisição” (comissão da Igreja responsável pela caça e julgamento das bruxas) que durou 588 anos.
A inquisição no Brasil ocorreu aproximadamente na segunda metade do século XVIII, nesse curto período cerca de 500 indivíduos foram acusados de heresia.
Comentários