Carregando Post...

As Bruxas

O Dias das Bruxas está chegando e  Anime Brasil não poderia ficar de fora e deixar de tocar no assunto. A partir de hoje, iniciaremos uma série de matérias com o tema Hallowen. Vamos abordar os principais contos, mitos e lendas do nosso querido mês do terror.

A bruxa geralmente é representada como uma mulher velha, com nariz grande e manipuladora de Magia Negra. Mas o que há por trás desse personagem que dá nome a uma festividade no mês de outubro?

 

Origens

A palavra bruxa vem do verbo italiano “bruciare”, que significa queimar. Apesar da real ligação com a magia, a verdadeira fonte de poder das bruxas era o controle dos elementos da natureza. Acusadas de utilizarem feitiços para conseguir atingir seus objetivos ou utilizarem forças sobrenaturais. Durante muitos anos, foram perseguidas e queimadas em fogueiras sob acusação de práticas satânicas ou contato com demônios. Em torno do século XIV, a Igreja exerceu muita influência na sociedade e doutrinava seus seguidores a exorcizarem seus demônios, intensificando a caçada por mulheres consideradas bruxas.

 

A Caçada

Na idade média, o título de bruxa foi atribuído a todas as mulheres que utilizavam a natureza com fins medicinais. Outro modo comum para identificar bruxas eram marcas ou sinais de nascença. Uma lenda muito antiga cita o sal e o aço como instrumentos capazes de enfraquecer os poderes das mesmas.

 

-1428: acontece o primeiro julgamento coletivo das mulheres que foram aprisionadas sob acusação de bruxaria.

 

-1486/1487: o famoso livro Malleus Maleficarum publicado pelos dominicanos é visto como manual de caça aos hereges.

 

-1692: em Salen nos Estados Unidos, 150 mulheres acusadas de bruxaria. Dezenove foram enforcadas após o julgamento.

 

-1965: fim da “Santa Inquisição” (comissão da Igreja responsável pela caça e julgamento das bruxas) que durou 588 anos.

 

A inquisição no Brasil ocorreu aproximadamente na segunda metade do século XVIII, nesse curto período cerca de 500 indivíduos foram acusados de heresia.

Comentários

Deixe um Comentário


Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(21) 98284-0476

Email

contato@animebrasil.com.br

Localização

RJ - Brasil